segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DEFININDO SEU PERFIL PROFISSIONAL


Ingressar no mercado de trabalho esta cada vez mais complexo,devido a grande competitividade e a dificuldade em se adequar no perfil requisitado pelas organizações.
Em contra partida ,estamos ,numa fase de grande diversidade,em relação a aprimoramento e desenvolvimento pessoal,que acabam servindo como ferramenta .muitas vezes ,ate de fácil acesso,como livros,artigos,publicações e a internet,para a busca do auto-desempenho e aperfeiçoamento com base na atualização e demandas.
Partindo,da visão de que ,o bom profissional esta sempre pronto para atender as necessidades do mercado ,o melhor é preparar para os obstáculos,manter o pique ,com auto-estima positiva e confiança no seu potencial e motivação para conquistar o objetivo,mais rapidamente :o emprego.
Mas para adequar-se ,é preciso conceituar e entender o que é perfil profissional.
Na visão adotada pelo SENAI,perfil profissional é a descrição do que idealmente o profissional deve saber realizar no campo do trabalho,correspondente a uma determinada qualificação profissional.
É o marco de referência, o ideal para o desenvolvimento profissional que confrontado com o desempenho real das pessoas, indica se elas são ou não competentes, se estão ou não qualificadas para atuar em seu âmbito de trabalho.É expresso em termos de competências profissionais.
Já na visão do autor Lair Alberto (2004), perfil profissional diz respeito às características físicas,pessoais,intelectuais,técnicas,atribuídas à um determinado cargo ou função a ser exercida em uma empresa,acrescida da experiência profissional necessária para o efetivo exercício dessa função.
Seguindo,essas definições,podemos entender que não basta somente o profissional,ter conhecimento.è a união de conhecimento,habilidades e atitudes que fazem ,ou seja,determinam qual o perfil profissional,e é assim que o candidato à determinada vaga é viso,ou melhor dizendo,é assim que ele será analisado e cobrado,pelo mercado de trabalho.
Usando da objetividade ,o que as organizações buscam é um profissional pronto para chegar e assumir,com postura e responsabilidade e preparado para mudanças constantes.
A preferência ,é um profissional jovem ,com experiência profissional,com noções ou domínio em uma língua estrangeira,de preferência em inglês,domínio em computação e aplicativos,estando ao Maximo ligado à tecnologia e suas atualizações.
Facilidade ,para trabalhar em equipe e tenha um perfil de liderança na equipe de trabalho,para exercer uma influencia sempre positiva.
O autor de Lair Alberto (2004),,partindo desses requisitos menciona que seja recém-formado ou desempregado,jovem ou acima de 40 anos não deve desanimar.
O ponto chave é pesquisar rigorosamente à empresa que mais se adequar à você.
Identificar seu talento,e usar critérios concretos para identificar aonde se enquadra,qual cargo,vaga e modelo de organização.
Ao definir seu perfil profissional,identificando talentos e habilidades ,o próximo passo é planejar sua colocação no mercado pelas empresas.
O autor dá dicas ,que simplificam o processo de colocação no mercado

* Estar preparado .
* investir tempo e estudo em si próprio.
* perseverança e auto-estima.
* força de vontade e disciplina.
* motivação e foco no seu objetivo.

Determinação e confiança no seu potencial,pois você possui a fonte da sabedoria e toda energia que necessita para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário